Uma gestão eficiente dos recursos econômicos e humanos representa, sem dúvida, um fator-chave para a sobrevivência de um projeto como o Piecitos Colorados, que abrange diferentes geografias.

Com o objetivo de administrar de uma forma transparente os recursos e exercer um controle efetivo dos mesmos optou-se por um programa financiado em sua totalidade pela companhia, com seu próprio Plano de Negócio gerenciado diretamente pela Fundação e executado no lugar em questão através das equipes locais da Prosegur.

O Plano de Negócio, estabelecido para o período 2009- 2013 foi revisado e adaptado em 2011 após ter sido colocado em funcionamento, de acordo com o ritmo de intervenção e necessidades. Atualmente trabalha-se no Plano Estratégico 2015 - 2017.

Nele foram incluídas ações referentes as fases: Fase 1 (Reconstrução, Melhorias e Manutenção das infraestruturas e serviços básicos), Fase 2 (Educação Nutricional e aliança com a ONG espanhola Nutrición Sin Fronteras), Fase 3 (Melhoria educativa), Fase 4 (Melhoria esportiva), Entrega de kits escolares, Bolsas Talento e Despesas de Pessoal.

Convém destacar que o Piecitos Colorados está incluído no Procedimento de Controle de Fundos e Projetos da Fundação Prosegur, elaborado junto aos departamentos de Finanças e Auditoria Interna. Esse fato permite fazer uma avaliação contínua do uso dos fundos, submetidos a um procedimento de reporting trimestral por parte das equipes financeiras da companhia.

Por outro lado, e dado o envolvimento do quadro de pessoal com o Piecitos Colorados, alguns países da América Latina efetuam coletas voluntárias a fim de contribuírem para a melhoria das escolas com ações e objetivos específicos (entrega de livros ou brinquedos).

Para sua gestão o Piecitos Colorados conta com o respaldo e a experiência de uma companhia que supera os 150.000 funcionários e que, sem dúvida, sua forte presença local lhe permite estar muito mais perto dos beneficiários. Não há gestão de infraestruturas, entrega de material escolar ou necessidades detectadas na escola, que ocorra à margem de algum representante da Prosegur.