Inclusão

A Fundación Prosegur impulsiona iniciativas orientadas para a inclusão no mercado de trabalho e social das pessoas com deficiência intelectual.

Plano de inclusão profissional

Na Prosegur procuramos incluir socialmente os jovens com deficiência intelectual mediante sua incorporação laboral em diversas sedes da Prosegur no mundo. O Plano foi iniciado na Espanha em 2007 com o assessoramento de duas entidades especializadas na matéria (Fundaçãon Prodis e Fundaçãon Aprocor) e alunos provenientes do Programa de Formação para a Inclusão no Mercado de Trabalho de Jovens com Deficiência que a Fundação Prodis desenvolve na Universidade Autônoma de Madri (PROMENTOR).

Digitalização de documentos

O centro de digitalização de documentos − colocado em prática em Madri no começo de 2013 graças à aliança com a Fundação Carmen Pardo Valcarce – tem como objetivo melhorar os processos produtivos da companhia buscando mudar a mentalidade em relação à gestão da informação. Atualmente, o Centro de Digitalização de documentos conta com 17 funcionários, supervisionado por uma coordenadora com deficiência sensorial, que zela para que os critérios de qualidade sejam cumpridos.

Centro Especial de Emprego Aprocor-Prosegur

O Centro Especial de Emprego (CEE)* Aprocor – Prosegur foi criado com a ideia de oferecer um futuro mais estável mediante o emprego a um dos grupos com maiores dificuldades de acesso ao mercado de trabalho: as pessoas com deficiência intelectual.

O projeto é fruto da colaboração com a Fundação Aprocor e consiste em uma lavanderia e tinturaria em Madri. Seu quadro de pessoal é composto por pessoas com deficiência intelectual que fizeram um curso de capacitação prévio para adquirir os conhecimentos e habilidades técnicas que esse trabalho exige.

Graças aos padrões de qualidade alcançados e sua rentabilidade, o centro deu um passo especialmente importante em 2011 com a abertura da LAVAPROS: uma tinturaria comercial, onde os próprios trabalhadores atendem diretamente os clientes. Além disso, também ampliaram os serviços oferecidos tais como reciclagem de resíduos, jardinagem e assessoramento a outros CEE.

* Um Centro Especial de Emprego (CEE) é uma empresa onde no mínimo 70% de seus funcionários têm alguma deficiência.

Considerando os excelentes resultados conseguidos no Centro Especial de Emprego Aprocor-Prosegur em Madri deu mais um passo no que se refere à inclusão no mercado de trabalho para pessoas com talento diferente.

Através da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo (SP-APAE), foi criado um centro de formação para jovens cujo objetivo é a formação profissional no ramo da lavanderia industrial para sua inclusão na empresa ordinária.

O objetivo no médio prazo consiste em que o CICLO possa oferecer serviço de lavanderia ao setor empresarial, convertendo-se em uma empresa autossuficiente tal como o CEE Aprocor – Prosegur.