Piecitos Colorados

Nosso programa de Cooperação para o Desenvolvimento beneficia mais de 5.540 estudantes em sete países da América Latina

Origem e motivação

Nosso projeto tem uma origem muito especial que data de 2006, quando um grupo de funcionários da Argentina aprendeu sobre a difícil situação de algumas escolas rurais no país. Centros com sérias deficiências em sua infraestrutura e serviços básicos (sem água ou sanitários), localizados em áreas isoladas e cujos alunos tiveram que caminhar por quilômetros para assistir às aulas. Seus pés - através de seus sapatos velhos - estavam manchados com a terra vermelha da estrada, então seus professores os chamavam carinhosamente de "piecitos colorados".

O apoio local a essas escolas constituiu o germe desse porgame de caráter integral que a Fundação Prosegur profissionalizou e estendeu aos demais países da América Latina onde nossa empresa atua. Os próprios funcionários da Prosegur - envolvidos no projeto - tornaram-se testemunhas diretas das melhorias.

Com a reabilitação das escolas e serviços básicos, a aplicação de programas nutricionais, a melhoria educacional e a sensibilização das famílias, o Piecitos Colorados busca combater o abandono escolar, bem como promover o desenvolvimento das comunidades onde está implantado.

Nossas escolas

prosegur argentina

ARGENTINA

prosegur brazil

BRASIL

prosegur argentina

CHILE

prosegur colombia

COLÔMBIA

prosegur paraguay

PARAGUAI

prosegur perú

PERU

prosegur uruguay

URUGUAI

Fases de intervenção

Melhoria da infraestrutura

Melhoramos ou reconstruímos as infraestruturas, a fim de alcançar um ambiente adequado para o desenvolvimento educacional e condições higiênico-sanitárias ótimas.

Treinamento nutricional

Promovemos hábitos saudáveis ​​através da formação e da melhor utilização dos recursos do seu meio ambiente, com o aconselhamento da ONG Nutrition Without Borders.

Melhoria Educacional

Sem interferir nos planos de estudo oficiais, apoiamos a renovação de ferramentas de ensino e materiais didáticos, facilitando o acesso a novas tecnologias.

Promoção do esporte

Promovemos a prática de esportes para melhorar o desenvolvimento físico dos alunos, bem como educar os valores do trabalho em equipe, esforço e competitividade saudável.

A criatividade como impulsora de mudanças

Fundación Prosegur e Fundación Amigos Museu del Prado uniram-se para levar a arte até escolas carentes da América Latina, com o apoio de voluntários do Grupo Prosegur

As salas de aula de 31 escolas do programa de Cooperação ao Desenvolvimento Piecitos Colorados (Pezinhos Vermelhos), em 2017, receberam professores muito especiais: 100 colaboradores da companhia que se transformaram em educadores de arte para impulsionar as capacidades criativas dos alunos. O fio condutor para este projeto inovador foram as obras primas do Museu do Prado que despertaram nos alunos a curiosidade e o interesse pela arte. Além disso, esta ação valorizou as manifestações culturais e reforçou a autoestima de 1500 crianças que vivem  em comunidades vulneráveis na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai.

COMO ISSO FUNCIONA? O projeto propõe um CURSO DE INICIAÇÃO À ARTE dividido em quatro aulas que oferece uma viagem no espaço e tempo às crianças participantes e durante o desenvolvimento das atividades, os alunos vão percebendo novas sensações e expandindo seus horizontes culturais.

Os voluntários que exerceram a função de educadores da arte, receberam da Fundación Amigos do Museu do Prado, materiais de apoio como vídeos, apresentações e um Guia de capacitação produzidos pela própria Fundación. O engajamento dos profissionais da companhia frente a este desafio superou todas as expectativas, participaram pessoas de todas as áreas do negócio e das unidades de apoio.

Com muita empatia e adaptação a linguagem à realidade dos alunos, os voluntários usaram ao longo do curso, ferramentas de melhoria contínua, como as auto avaliações dos professores e as pesquisas de satisfação respondidas pelos próprios alunos.

O IMPACTO gerado com este projeto trouxe valores em todos os agentes implicados. A didática teve um impacto duplo sobre a formação dos voluntários e nos alunos. Além disso, e de forma transversal, o curso trabalhou temas muito importantes como a confiança, as inteligências múltiplas, a imaginação e o pensamento crítico.  O projeto impulsionou o reforço da identidade nas escolas participantes, promovendo visitas a museus e centros culturais nas localidades. Graças ao projeto de Iniciação à Arte, muitos dos Piecitos Colorados tem pisado pela primeira vez em uma pinacoteca. Uma experiência de crescimento pessoal que continua até agora.

¡Descubra esta viagem, aqui!