Piecitos em Brasil

Escolas do Brasil

756 alunos em seis escolas: Pouso Alegre, Teófilo Otoni (2), Águas Lindas de Goiás, Manaus, Rio de Janeiro, Pernambuco e Santa María.

Incorporada em 2011, educa 18 crianças.

Características da infraestrutura encontrada: condições precárias na cozinha, telhado, sanitários e no chão. Instalações elétricas em mau estado.

Situação atual:

• Anualmente são realizadas ações de melhorias nas instalações e entrega de kits escolares como parte das ações de voluntariado Todos Somos Piecitos Colorados;
  • Em 2013 iniciamos a etapa nutricional e o trabalho de investigação da qualidade da alimentação diária das crianças e suas famílias.

Incorporada em 2011, educa 21 crianças.

Características da infraestrutura encontrada: sala de aula em condições muito precárias. Os banheiros e o poço de água tinham que ser reparados com urgência.

Situação atual:

• O projeto é conjunto com a primeira sede;
  • Realizada uma jornada ambiental onde as crianças tiveram a oportunidade de aprender e respeitar a natureza;
  • Nossos voluntários participam em comemorações como o Dia das Crianças, Dia das Mães e compartilharam sua crença na importância da educação;
  • Nessa escola também iniciou a etapa nutricional, entregando uma balança e acompanhando o desenvolvimento das crianças.

Incorporada em 2011, educa 87 crianças

Características da infraestrutura encontrada: grandes deficiências na infraestrutura.

Situação atual:
  • Em 2013, foram realizados trabalhos de reconstrução e pintura nas infraestruturas da escola.
  • Dentro da fase de treinamento nutricional do projeto, eles lançaram o Guia Nutricional e têm um pequeno jardim, planejado para expandir durante este ano.
  • Os voluntários da Prosegur entregaram os kits escolares (mochilas e lápis) aos alunos no início do ano letivo.
  • O Curso de Iniciação Artística do Museu do Prado foi implementado.

Incorporada em 2013, educa 85 crianças.

Características da infraestrutura encontrada: necessidade de reabilitar o poço de água, assim como construir uma biblioteca, uma despensa que complemente a cozinha e uma área de jogos e brincadeiras.

Situação atual:

• Em 2013, os voluntários da Prosegur pintaram a escola que havia sido reformada no ano anterior e entregaram aos alunos suma escola adequada para os estudos e  mais bonita;
  • A escola também participou da Jornada Ambiental, uma ótima oportunidade para aprender sobre a importância do meio ambiente e a sua conservação;
  • Em comemoração ao Dia das Crianças, os alunos foram levados pela primeira vez ao cinema. O resultado dentro e fora da sala de aula pode ser visto no sorriso de cada um.

Incorporada em 2013, educa 40 crianças.

Localização: Região de Nova Vida do Lago Grande, zona ribeirinha de Manaus no estado do Amazonas.

Características da infraestrutura encontrada: construção precária, pois a escola construída integralmente em madeira. Dispõe de uma única sala de aula onde são ministradas aulas de ensino infantil e ensino primário. Carece de energia elétrica e água potável.

Características socioeconômicas: o acesso é realizado através de embarcações. A maioria das famílias da região dedica-se à agricultura ou vivem dos benefícios sociais do Governo. A comunidade está fortemente vinculada à escola e participa das tarefas de melhoria.

Situação atual:

• Em 2014, melhorias foram feitas na infraestrutura da escola. As salas de aula foram ampliadas e renovadas e, além disso, os banheiros e toda a instalação sanitária foram construídos a partir do zero, já que antes eles não existiam.
  • Um poço de água potável também foi construído para garantir a saúde das crianças e uma horta ecológica.
  • Atualmente, eles têm uma biblioteca e uma sala de jantar completamente renovada.

Incorporada em 2013, educa 138 crianças.

Características da infraestrutura encontrada: estado precário.

Situação atual:

• Realizada uma profunda reforma devido às condições do centro escolar, foram construídas duas novas salas de aula, cozinha e banheiros.

• Por iniciativa da própria escola, foram criadas uma biblioteca e uma sala de dança e karatê, buscando oferecer atividades extra-acadêmicas para afastar os alunos das ruas.

• Com a colaboração permanente dos voluntários do Rio de Janeiro, foram realizados passeios culturais, coleções de livros e a construção de um jardim vertical.

• O projeto de Introdução à Arte foi desenvolvido em 2017 (ao lado do Museu do Prado).

Incorporada em 2015, educa 265 crianças

Características da infraestrutura encontrada: condições precárias e inadequadas para realização das atividades escolares.

Situação atual:

• Inaugurado no segundo trimestre de 2017, a reabilitação do edifício dividiu-se em duas etapas dada a abrangência do mesmo. Assim, demolições e obras de construção foram realizadas em algumas áreas, possibilitando áreas em desuso e reparando toda a parte elétrica que representava um risco para a comunidade educativa.
  • Desde sua inauguração e graças ao grande trabalho voluntário do Grupo Prosegur, esta escola implementou o projeto Art Initiation (ao lado do Museu do Prado), eventos esportivos, passeios culturais, palestras motivacionais e dias de prevenção e segurança de acidentes, entre outros

Incorporada em 2017 educa 92 crianças

Características da infra-estrutura encontrada: escola precária construída inteiramente em madeira há mais de 30 anos por não ter recebido manutenção adequada, não respondendo às necessidades dos alunos. Devido ao clima e às condições climáticas extremas, a estrutura foi comprometida sem possibilidade de reutilização.

Situação atual:

• Assinou o acordo com a prefeitura da cidade em 2017.
  • Início da construção de uma nova escola em agosto de 2018.
  • Inauguração primeiro trimestre de 2019.