Piecitos em Colômbia

Escolas da Colômbia

885 piecitos colorados em 7 escuelas em Cundinamarca, Santander, Caquetá, Caldas, Bolívar, Córdoba y Atlántico.

Incorporado em 2009, educa 60 crianças.

Características da infraestrutura encontrada: o prédio tinha o teto e o poço de água em mau estado. Os banheiros estavam praticamente inutilizáveis. O sistema elétrico era precário.

Situação atual:

• Em 2016, a escola foi fechada para proporcionar maior segurança à comunidade escolar.
  • Atualmente, eles têm uma horta e uma área de vermicultura. Além disso, eles desenvolvem um projeto de papel reciclado no qual todos os alunos e professores participam.
  • Em 2016, foi realizada a primeira edição das Viagens Solidárias.
  • Os alunos da escola recebem aulas de artesanato em horário extracurricular e, além disso, palestras de formação em primeiros socorros

Incorporado em 2010, educa 172 crianças.

Características da infraestrutura encontrada: a escola não dispunha de água potável e só tinha dois banheiros para os mais de 70 alunos e os professores. As salas de aula apresentavam problemas de ventilação e iluminação. Quadra esportiva sem cerca de segurança.

Situação atual:

• Foram construídos banheiros para alunos e professores, instalado um sistema de iluminação e ventilação adequadas, a quadra esportiva foi reconstruída e a área foi devidamente cercada.
  • Em 2014 um aluno desta escola participou do Summer Camp Action for Change na Espanha, organizado pelo Comitê Espanhol de Colégios do Mundo Unido, ocasião em que compartilhou sua experiência com jovens de mais de 10 países e desenvolveu um projeto social de Equidade de Gênero para ser implementado em sua escola.
  • Durante dois anos consecutivos, professores voluntários da Fundação "Empieza por Educar" (da Espanha) conviveram durante algumas semanas na região com o objetivo de compartilhar com os docentes locais novas técnicas para a gestão da sala de aula e a motivação dos alunos.

Incorporada em 2010, educa 283 crianças.

Características da infraestrutura encontrada: edificação muito deteriorada, a maioria dos alunos estudava em salas de aula de madeira improvisada. Banheiros em muito mau estado.

Situação atual:

• Eles têm uma horta e um projeto de lombricultivo produtivo.
  • Em 2016 e 2017, alunos e pais receberam workshops e acompanhamento fornecidos por um psicólogo. Além disso, durante esse período, os jovens do 11º ano receberam aulas de preparação para o teste Sabre (ICFES), que mede o nível acadêmico e é um requisito indispensável para ingressar na universidade.
  • A escola tem 3 alunos talentosos: um estudante de veterinária e zootecnia; outro estudando Engenharia Agroecológica e um aluno em Contabilidade Pública.
  • Em 2016, dois alunos participaram do acampamento de verão do Impulso de Colégios do Mundo Unido, um projeto no qual reforçam valores como liderança, responsabilidade, confiança e diversificação, entre outros.
  • Para incentivar o desenvolvimento pessoal e educacional das crianças, a escola organizou palestras de treinamento em primeiros socorros.

Incorporada em 2012, educa 30 crianças.

Características da infraestrutura encontrada: rachaduras e problemas no teto, cozinha e banheiros em mau estado.

Situação atual:

• Em 2016, foram construídas a sala de leitura e a horta escolar, atualmente 100% produtivas.
  • Os alunos da escola junto com as mães da família recebem aulas de artesanato durante as horas extracurriculares.
  • Em 2016, os alunos visitaram o Centro Interativo Biome, que lhes permitiu conhecer a natureza, o cosmos e a terra. Além disso, pela segunda vez consecutiva, o centro recebeu os voluntários da ExE, a fim de reforçar o conhecimento e a metodologia de trabalho do Start by Educating para motivar os alunos em seu processo educacional. Além disso, nesse mesmo ano ocorreu a primeira edição das Viagens Solidárias.
  • Para incentivar o desenvolvimento pessoal e educacional, os alunos receberam palestras de treinamento em Primeiros Socorros.

Incorporada ao programa em 2015, educa 195 crianças.

Características da infraestrutura encontrada: a instituição tem hoje quatro salas de aula, um banheiro para os meninos e um banheiro para as meninas, ambos em estado regular.

Situação atual:

• Uma cerca de perímetro e um portão de acesso à escola foram construídos. Além disso, os banheiros e a pia foram reconstruídos e todo o sistema elétrico foi consertado.
  • O espaço para a biblioteca foi adaptado e equipado com a compra de livros e móveis.
  • O playground foi construído e a área de jantar foi adaptada.
  • Os alunos da escola receberam palestras de capacitação para o cuidado do meio ambiente.

Incorporada ao projeto em 2017, educa 75 crianças

Características da área encontrada: A instituição não possui instalações adequadas para o desenvolvimento do estudo, uma vez que algumas salas de aula possuem paredes rachadas; pisos e tetos em más condições. É necessário construir baterias sanitárias porque são inexistentes, pias, cozinha adequada e remodelação da cantina da escola.

Situação atual:

• Atualmente, a Fundação Prosegur está trabalhando na primeira fase de intervenção (Fase de Infraestrutura).

Incorporada ao projeto em 2017, educa 70 menores.

Características da área encontrada: A escola teve problemas em sua infraestrutura que afetaram a segurança para o ótimo desenvolvimento das classes, como salas de aula com risco de colapso, falta de energia, pouco acesso a água, problemas nos banheiros, plataformas perigosas de acesso às salas de aula, não havia sala de jantar e a cozinha apresentava problemas de localização e rachaduras em sua estrutura.

Situação atual:

• Atualmente a Fundação Prosegur está desenvolvendo a Fase de Infraestrutura, inaugurada em fevereiro de 2018.