Piecitos em Colômbia

Escolas da Colômbia

902 piecitos colorados em 8 escuelas em Cundinamarca, Santander, Caquetá, Caldas, Bolívar, Córdoba, Atlántico y Cauca.

Incorporada em 2009, educa 60 crianças do pré-escolar ao quinto.

Situação inicial: A escola tinha os telhados e a água em mau estado e os banheiros eram praticamente inutilizáveis. O sistema elétrico era precário.

Situação atual:

• Infraestrutura: O prédio foi reformado de acordo com as necessidades; oferecendo aos alunos e professores espaços adequados para aprendizagem e ensino.
  • Treinamento Nutricional: Um jardim foi construído para a auto-suficiência de alimentos na cantina da escola e os excedentes são distribuídos com as famílias. Os capítulos do Guia de Treinamento em Nutrição foram trabalhados, complementando este aprendizado com o jogo “Divirta-se comendo bem”.
  • Melhoria Educacional: Para promover hábitos de leitura em crianças, o projeto Compass Expedition foi lançado: Uma viagem segura para a leitura, fornecendo livros, treinando professores e acompanhando os alunos nessa rota. Em 2017 e 2019, os alunos receberam o Curso de Iniciação à Arte e tiveram a oportunidade de visitar os museus Ouro, Nacional e Botero da cidade de Bogotá.
  • Promoção do Esporte: As Olimpíadas Esportivas dos Jogos Tradicionais, lideradas por Voluntários da Prosegur, foram realizadas.

Incorporado em 2010, educa 172 crianças.

Situação inicial: A escola não tinha água potável e só tinha dois banheiros para estudantes e professores. As salas de aula apresentavam problemas de ventilação e iluminação e o campo esportivo encontrava-se em más condições.

Situação atual:

• Infraestrutura: foram construídos os banheiros, a cantina da escola e a cozinha. O aqueduto, o sistema de iluminação e ventilação foram instalados e o campo esportivo e a cerca perimetral foram adaptados.
  • Treinamento Nutricional: Os capítulos do Guia de Treinamento Nutricional foram trabalhados, complementando este aprendizado com o jogo “Divirta-se comendo bem”.
  • Melhoria Educacional: os alunos participaram das três edições do Programa CMU Boost, onde fortaleceram habilidades como liderança, confiança e trabalho em equipe. Em 2017 e 2019 os alunos receberam o Curso de Iniciação Artística. Um voluntário - filho de um colaborador - ministrou oficinas sobre técnicas de pintura. Durante o ano de 2018 participaram do programa Awake, Create e Transform the Environment com a Fundação Créate, onde desenvolveram 20 projetos de empreendedorismo.
  • Promoção Esportiva: As Olimpíadas Esportivas foram realizadas, além das aulas de educação física ministradas por um voluntário, por meio do programa Solidariedade Talentos (filho do colaborador).

Bolsas de Talento: Três bolsistas em carreiras tecnológicas.

Incorporada em 2010, educa 283 crianças.

Situação inicial: O prédio estava muito danificado, a maioria dos alunos estudava em salas de aula improvisadas com toldos e os banheiros eram inexistentes. Além disso, os quartos foram feitos com madeira artesanal.

Situação atual:

• Infraestrutura: A escola foi totalmente reconstruída, assim como os dormitórios baseados nas necessidades detectadas durante o processo de avaliação e intervenção na escola.
  • Treinamento Nutricional: Uma horta escolar foi montada com espaço para plantas medicinais e desenvolveu a técnica de vermicultura. Desde 2017, os capítulos do Nutrition Training Guide foram trabalhados, complementados pelo jogo “Have Fun Eating Well”.
  • Melhoria Educacional: Alunos da décima primeira série receberam cursos preparatórios para os Testes de Saber, aprimorando seus conhecimentos para ingressar na universidade. Em 2017 e 2019 os alunos receberam o Curso de Iniciação de Arte; eles receberam oficinas de arte ditadas por um artista plástico; Eles também participaram do programa Awake, Create and Transform the Environment.
  • Promoção do Esporte: Por iniciativa dos voluntários, começou a Olimpíada de Piecitos Colorados, um conjunto de atividades tradicionais de jogos.

Bolsas de Talento: 3 bolsistas da Universidade.

Incorporada em 2012, educa 30 crianças.

Situação inicial: A escola tinha rachaduras nas paredes e buracos nos tetos, com uma cozinha e serviços de higiene em más condições.

Situação atual:

• Infraestrutura: Os serviços sanitários, o campo esportivo e a cozinha foram adaptados, a sala de informática, a biblioteca e a sala de jantar foram construídas.
  • Treinamento Nutricional: alunos da Prosegur, professores e voluntários construíram uma estufa na escola que serviu para introduzir novos alimentos na dieta das crianças.
  • Melhoria Educacional: O programa Expedição à Bússola foi implementado: Uma viagem segura à leitura com o objetivo de promover hábitos de leitura em crianças, fornecendo à biblioteca da escola livros e treinamento online para professores. Em 2017 e 2019 os alunos receberam o Curso de Iniciação de Arte; Eles também tiveram a oportunidade de visitar os museus de Ciências Interativas e o Museu de Arte de Caldas. Em 2019, estudantes de todos os cursos estão participando de um Clube de Ciências com o objetivo de experimentar os quatro elementos da natureza.
  • Promoção Esportiva: Professores lideram as Olimpíadas Esportivas.

Incorporada ao programa em 2015, educa 195 crianças do pré-escolar ao quinto.

Situação inicial: A escola tinha um déficit no sistema elétrico, problemas de higiene (banheiros e ausência de um tanque de armazenamento de água). Seus telhados estavam em más condições e não tinham uma cerca perimetral que representasse um alto risco para os estudantes.

Situação atual:

• Infraestrutura: A escola possui um ótimo sistema elétrico e sanitário para alunos e professores; Além disso, uma cerca segura foi construída controlando a renda apenas para a comunidade educacional. Os alunos têm uma biblioteca e playground para o desenvolvimento de suas habilidades.
  • Treinamento em Nutrição: Eles têm trabalhado em capítulos do Guia de Treinamento em Nutrição e realizaram atividades como o reinado da reciclagem, esportes olímpicos e a promoção da leitura com temas alusivos à alimentação saudável. O jardim foi construído com o apoio das mães.
  • Melhoria Educacional: em 2017 e 2019 os alunos receberam o Curso de Iniciação à Arte e também visitaram o Museu Histórico de Cartagena. Eles também continuaram este curso através da implementação de sessões de treinamento lideradas por voluntários sobre a arte e cultura de Sinú, através da Mala de Viagem do Museu do Ouro, e estão desenvolvendo o programa Compass Expedition para incentivar as habilidades de leitura e leitura. escrevendo em menores.
  • Promoção Esportiva: Graças ao apoio e organização de voluntários e professores, as Olimpíadas Esportivas foram projetadas.

Incorporada ao projeto em 2017, educa 75 crianças

Situação inicial: A instituição não possuía instalações adequadas para o desenvolvimento do estudo; algumas salas de aula estavam com paredes rachadas; pavimentos e tectos em mau estado, representando riscos para a comunidade educativa. Também não oferecem espaços para o consumo adequado de alimentos ou higiene sanitária.

Situação atual:

• Infraestrutura: foram instaladas baterias sanitárias e pia, fossa séptica, cisterna, salas de aula, pisos, paredes, tetos, janelas, portas e cozinha foram adaptadas; A cantina da escola foi remodelada e o sistema elétrico de todo o edifício foi alterado. Os alunos têm um playground para o desenvolvimento de suas habilidades.
  • Treinamento Nutricional: Em 2018, com o apoio de voluntários, a horta escolar e os jardins decorativos foram construídos.
  • Melhoria Educacional: foram realizadas palestras de treinamento em primeiros socorros. Para promover a leitura, está sendo implementado o programa Compass Expedition, doados livros para a biblioteca e jogos educativos para crianças, além de carteiras, carteiras, pranchas e prateleiras para as salas de aula. O Curso de Iniciação Artística também está acontecendo.
  • Promoção Esportiva: As Olimpíadas Esportivas foram implementadas com o apoio de voluntários.

Incorporada ao projeto em 2017, educa 70 menores.

Situação inicial: A escola apresentava sérias deficiências em sua infraestrutura que afetavam a segurança dos alunos, como salas de aula com risco de colapso, falta de energia. Nem tinham acesso a água causando problemas higiênicos e de saúde para a comunidade. Não havia sala de jantar ou cozinha.

Situação atual:

• Infraestrutura: Baterias sanitárias, pia, poços de água, salas de aula, biblioteca, cantina escolar foram reconstruídas. Além disso, ventiladores e painéis solares foram instalados para fornecimento de energia; a cozinha e a sala de jantar foram construídas e equipadas com eletrodomésticos; mesas e prateleiras.
  • Treinamento Nutricional: Com o apoio de voluntários, a escola e a horta foram construídas, bem como jardins decorativos.
  • Melhoria Educacional: Foram realizadas sessões de promoção de leitura, livros foram doados para a biblioteca e jogos educativos para os pequenos. As palestras de treinamento em primeiros socorros foram realizadas graças ao apoio de voluntários da Prosegur e da Cruz Vermelha Nacional, bem como sessões informativas sobre cuidados pessoais e higiene.
  • Promoção Esportiva: Durante este ano, as Olimpíadas Esportivas serão implementadas.

Incorporada ao projeto em 2019, educa 17 crianças do pré-escolar ao quinto.

Situação atual: A escola tem como prioridade a mudança de todos os tetos, pois possuem vazamentos e umidade. É necessário melhorar pisos, janelas e arranjo de plataformas, bem como o fechamento da instituição.