Escolas da Colômbia

Piecitos Colorados

Escolas da Colômbia

729 piecitos colorados em 6 escolas em Chacua, Aguada de Ceferino, Florencia, Caldas, Jamundi e Clemencia

Incorporado em 2009, educa 52 crianças.

Localização: vereda Chacua, no município de Soacha, região de Cundinamarca.

Características da infraestrutura encontrada: o prédio tinha o teto e o poço de água em mau estado. Os banheiros estavam praticamente inutilizáveis. O sistema elétrico era precário.

Características socioeconômicas: os pais, em sua maioria, são analfabetos, exercendo atividades em obras ou trabalham em fábricas como operários. A comunidade está muito envolvida com a escola e com os adultos da zona, tanto é que aos sábados realizam jornadas de alfabetização para adultos.

Situação atual:

• Em 2011 foi realizada a reconstrução dos banheiros, a adequação do poço de água, a troca dos tetos e a instalação de um novo sistema elétrico.
  • Em 2012 foi construído um parque infantil e uma horta que atualmente permite que os menores tenham alimentos frescos para seu consumo diário.
  • Foram realizadas entrega de livros para a criação de uma biblioteca e a promoção da leitura, assim como visitas a diferentes museus.

Incorporado em 2010, educa 133 crianças.

Localização: Vereda La Aguada de Ceferino, no município de San Juan de Girón, região de Santander.

Características da infraestrutura encontrada: a escola não dispunha de água potável e só tinha dois banheiros para os mais de 70 alunos e os professores. As salas de aula apresentavam problemas de ventilação e iluminação. Quadra esportiva sem cerca de segurança.

Características socioeconômicas: a maioria das famílias do município se dedica à agricultura (especialmente ao cultivo do abacaxi) e à criação de frangos de corte. A maior parte dos adultos é analfabeta. A escola é o centro da vida da comunidade e nela são desenvolvidas diversas atividades.

Situação atual:

• Foram construídos banheiros para alunos e professores, instalado um sistema de iluminação e ventilação adequadas, a quadra esportiva foi reconstruída e a área foi devidamente cercada.
  • Em 2014 um aluno desta escola participou do Summer Camp Action for Change na Espanha, organizado pelo Comitê Espanhol de Colégios do Mundo Unido, ocasião em que compartilhou sua experiência com jovens de mais de 10 países e desenvolveu um projeto social de Equidade de Gênero para ser implementado em sua escola.
  • Durante dois anos consecutivos, professores voluntários da Fundação "Empieza por Educar" (da Espanha) conviveram durante algumas semanas na região com o objetivo de compartilhar com os docentes locais novas técnicas para a gestão da sala de aula e a motivação dos alunos.

Incorporada em 2010, educa 273 crianças.

Localização: Vereda Santander na jurisdição de Santo Domingo, município de Florencia, região de Caquetá.

Características da infraestrutura encontrada: edificação muito deteriorada, a maioria dos alunos estudava em salas de aula de madeira improvisada. Banheiros em muito mau estado.

Características socioeconômicas: a zona conta com alto índice de pessoas deslocadas de suas regiões por causa da violência. Alto índice de analfabetismo. Vivem de cultivos em pequena escala, pecuária e piscicultura. Há alunos que chegam a caminhar até cinco horas para poderem estudar, por isso esse centro educativo conta com um internato que alberga cerca de 100 alunos durante a semana.

Situação atual:

• A primeira universitária com bolsa de estudos do Piecitos Colorados está fazendo o curso de Medicina Veterinária e Zootecnia e é ex-aluna dessa escola.
  • Foram construídas salas de aula, serviços sanitários com chuveiros para as crianças, e reconstruído o refeitório, assim como o novo internato que foi disponibilizado com mobiliário novo.
  • Foram realizadas diversas jornadas educativas realizadas por voluntários da Prosegur, assim como oficinas.
  • Alunos e docentes participam do projeto de reciclagem de forma ativa, indo a feiras de artesanato onde expõem os produtos que fizeram com material 100% reciclável. A horta da escola foi elaborada da mesma forma.

Incorporada em 2012, educa 42 crianças.

Localização: Vereda El Pindo no município de Villamaría, região de Caldas.

Características da infraestrutura encontrada: rachaduras e problemas no teto, cozinha e banheiros em mau estado.

Características socioeconômicas: população com recursos muito baixos que vivem em lugares afastados da escola. Os alunos, em sua maioria, são filhos de ordenhadores e agricultores. A economia da região está baseada na pecuária e na indústria madeireira.

Situação atual:

• As instalações sanitárias, cozinha e o refeitório foram reconstruídos. Também foi construída uma sala de informática, assim como uma quadra esportiva.
  • Alunos, docentes e voluntários da Prosegur construíram a horta da escola que serviu para introduzir alimentos na dieta dos menores.
  • Durante dois anos consecutivos, professores voluntários da Fundação "Empieza por Educar" (da Espanha) conviveram na região durante algumas semanas tendo como objetivo compartilhar com os docentes locais novas técnicas para a gestão da sala de aula e a motivação dos alunos.

Incorporada em 2013, educa 69 crianças.

Localização: Jurisdição de Guanchinté no município de Jamundí, região do Valle del Cauca.

Características da infraestrutura encontrada: as salas de aula dos alunos do ensino secundário não tinham paredes, os banheiros apresentavam problemas estruturais que colocavam em risco a integridade física dos alunos e dos professores.

Características socioeconômicas: comunidade camponesa de estrato social baixo com dificuldades de acesso à educação. A economia da zona está baseada no cultivo do milho e na pecuária.

Situação atual:

• Em 2013 foram construídas três salas de aula para os cursos de ensino secundário e os banheiros foram reconstruídos.
  • Em 2014 professores voluntários da Fundação "Empieza por Educar" (da Espanha), conviveram na região durante algumas semanas tendo como objetivo compartilhar com os docentes locais novas técnicas para a gestão da sala de aula e a motivação dos alunos.
  • Foram realizadas várias jornadas de voluntariado da Prosegur para pintar e reabilitar a sede educativa.
  • Os voluntários Prosegur, participantes da inauguração da escola, entregaram para cada uma das crianças um brinquedo doado por eles mesmos.

Incorporada ao programa em 2015, educa 160 crianças.

Localização: a escola fica a 40 minutos da sede da Prosegur, na Estrada de la Cordialidad em Cartagena-Barranquilla, distrito de El Socorro, município de Clemencia.

Características da infraestrutura encontrada: a instituição tem hoje quatro salas de aula, um banheiro para os meninos e um banheiro para as meninas, ambos em estado regular.

Características socioeconômicas: a principal atividade econômica do município é a agricultura, seguida da pecuária e comércio informal. Os habitantes comercializam seus produtos em comunidades vizinhas e em Cartagena.

Situação atual:

As obras de reforma das instalações começaram em 22 de fevereiro e devem ser concluídas em 90 dias.