Piecitos em Paraguai

Escolas do Paraguai

1842 piecitos colorados em 7 escolas em San Lorenzo, Capiatá, J. Augusto Saldivar, Capitán Miranda, Concepción, Caaguazú and Alto Paraná.

Incorporada ao projeto em 2007, educa 586 crianças.

Características da infraestrutura encontrada: Falta de espaço adequado para dar aula a todos os graus educativos, assim como falta de mobiliário para as salas de aula, livros e material didático. Necessidade de assessoramento em assuntos relacionados com a nutrição e a alimentação dos alunos.

Situação atual:

• Desde que ingressou na Piecitos Colorados, o corpo docente, os alunos, diretores e pais têm uma motivação maior, o que se reflete no tempo que dedicam às aulas e aos estudos.
  • As salas de aula foram construídas para salas de aula, administração, secretaria e informática, com os móveis necessários. Inicialmente, um professor foi contratado para dar aulas de informática e, permitiu o computador técnico de bacharelado, um servidor e 11 com as ferramentas necessárias para que os alunos iria aprender a montar, configurar e conectar a redes Laboratório de Informática e se rendeu Projeto de Licenciatura Final.
  • Eles receberam livros e outros materiais didáticos para a biblioteca, como um projetor, um sistema de áudio e telas.
  • Para incentivar os esportes, equipes esportivas foram entregues e o playground e o campo de esportes foram pavimentados com a ajuda de voluntários da Prosegur.
  • Em 2013, a escola recebeu a visita de dois voluntários da Fundação Empieza de Educação (Exe), que trabalharam por um mês com professores e alunos da instituição.
  • O Curso de Iniciação Artística do Museu do Prado foi implementado, no qual participaram 110 crianças.
  • A escola tem 4 estudantes graduados que foram beneficiados com as Bolsas de Estudo de Talentos da Prosegur para cursar seus estudos universitários.

Incorporada ao projeto em 2008, educa 240 crianças.

Características da infraestrutura encontrada: Instituição humilde que recebe muito pouca ajuda governamental. A escola precisava de banheiros para as crianças, um espaço adequado para fazer esporte, um refeitório e uma sala de informática equipada.

Situação atual:
  • O número de crianças matriculadas na escola triplicou desde a incorporação do centro educacional ao programa Piecitos Colorados.
  • Uma sala de jantar, dois banheiros modernos e uma quadra esportiva foram construídos no playground com materiais esportivos necessários, como bolas de futebol, vôlei e basquete.
  • Uma biblioteca foi equipada para alunos e professores com computadores, impressora, conexão com a internet, móveis, livros de leitura e caixas de classificação.
  • A escola tem uma área de recreio adequada para as crianças brincarem.
  • Na fase de aprimoramento educacional, em 2014 a escola recebeu a visita de 2 voluntários da Fundação ExE, que trabalharam por 1 mês com os docentes e discentes da instituição.
  • O Curso de Iniciação Artística do Museu do Prado foi implementado, no qual participaram 82 alunos.

Incorporada ao projeto em 2008, educa 525 crianças.

Características da infraestrutura encontrada: Escola em condições deploráveis, com telhados cheios de vazamentos e umidade nas paredes. Uma das salas de aula tinha um telhado que estava prestes a entrar em colapso devido à quebra de uma das vigas, o que representava um perigo latente para a segurança dos estudantes. A falta de banheiros adequados para o número de alunos, bem como um local adequado para a ingestão de alimentos.

Situação atual:

• Uma cozinha-sala de jantar, banheiros sexados foram construídos, e todas as salas de aula foram atualizadas, incluindo melhorias na instalação elétrica e no ar-condicionado das salas de aula.
  • Computadores, impressoras, TV, projetor e tela, conexão à internet, bem como outros materiais educativos foram entregues para melhorar o desenvolvimento das aulas.
  • A partir de 2009, kits escolares com suprimentos são entregues a todos os alunos da escola.
  • Na fase de melhoria educacional, em 2015, eles receberam a visita de 2 voluntários da Fundação ExE, que trabalharam por 1 mês com os docentes e discentes da instituição.
  • Em 2016, foram realizadas diversas oficinas educativas: alimentação saudável, voltada para mães e alunos; HIV e evacuação e prevenção de incêndios.
  • Em 2017, a biblioteca da escola foi construída, tornando-se a primeira escola na área a ter um espaço para promover a aprendizagem e a pesquisa dos alunos.
  • Durante 2017 e 2018, um total de 270 alunos do 2º e 3º ciclos participaram do workshop de Iniciação de Arte no Museo del Prado em Madri.

Incorporada ao projeto em 2009, educa 21 crianças.

Características da infraestrutura encontrada: Salas de aula de madeira, sem instalação elétrica, sanitários em mau estado e sem acesso a água potável. Era necessário reformar o telhado, fazer salas de aula de material e construir uma cerca que delimitasse o centro.

Situação atual:

• A escola foi reabilitada com duas salas de aula, banheiros modernos, fornecimento de água potável e melhorias na instalação elétrica. Além disso, foram entregues móveis e eletrodomésticos para a sala de jantar da cozinha.
  • A escola também recebeu equipamento completo, cuja instalação foi realizada por funcionários da Prosegur, com o objectivo de apoiar o processo de aprendizagem das crianças, muitos dos quais tinham acesso a um computador pela primeira vez em sua vida. Atualmente, eles têm 10 equipes.
  • Eles receberam mais mobília, projetor, tela e material didático para a biblioteca, como livros de leitura.
  • Para incentivar os esportes, foi construída uma pista esportiva e entregues os materiais necessários, como arcos de futebol, cestas de basquete e bolas. Tem também um parque infantil para o desenvolvimento de atividades recreativas.
  • Além disso, graças aos voluntários, a horta da escola foi construída e as ferramentas de manutenção e cuidados foram entregues.
  • Desde 2014, os professores foram contratados para que os alunos possam acessar aulas de informática, artesanato e educação física.
  • Em 2017 a escola recebeu a visita de um voluntário começa a educar Foundation (.EXE), para trabalhar por um mês com professores e alunos da instituição.
  • Eles implementaram o curso de iniciação de arte do Museo del Prado, no qual 14 estudantes participaram.

Incorporada ao projeto em 2011, educa 384 crianças.

Características da infra-estrutura encontrada: Edifício com mais de 50 anos, com grande deterioração. Além das necessidades de reforma e construção de uma área de recreação para crianças, foi necessário renovar o mobiliário e a biblioteca, entre outros.

Situação atual:

• A instituição é frequentada por estudantes de diferentes comunidades vizinhas, portanto, a matrícula anual aumenta a cada ano. As salas de aula foram construídas e a infraestrutura do pavilhão foi mantida para garantir a segurança das crianças. Assim, a escola possui um espaço adequado para esportes e um playground com vários jogos.
  • Várias ações voluntárias foram realizadas, em que funcionários da delegação de Concepción, pais, professores e alunos trabalharam na construção da horta escolar.
  • Além disso, os serviços de um profissional foram contratados para trabalhar com os pais da comunidade e ensinar a todos os alunos do primeiro, segundo e terceiro ciclo como cuidar e manter o jardim.
  • 6 computadores foram entregues com todos os acessórios e com conexão de internet por 1 ano, uma impressora de última geração e uma televisão. Além disso, um professor foi contratado para ministrar aulas de computação por 3 meses.
  • A escola foi dotada de uma pista esportiva construída pelos pais e equipamentos necessários como arcos, redes e bolas de futebol, basquete e vôlei.
  • Em 2017, a cantina da escola foi construída, bem como utensílios de cozinha, balanças, estadiômetros com base e kits de madeira para apoiar o Guia Nutricional.
  • Temos 5 alunos de pós-graduação beneficiados com as Bolsas de Estudo de Talentos da Prosegur que estudam estudos universitários.
  • Eles implementaram o curso de iniciação de arte do Museu do Prado, no qual 80 alunos do terceiro ciclo participaram e também tiveram a oportunidade de visitar pela primeira vez os museus na cidade de Concepción.

Incorporada ao programa em 2016, educa 74 alunos.

Características da infra-estrutura encontrada: A escola tinha 5 salas de aula das quais 3 eram de madeira em condições muito precárias; eles não tinham telhados de telhas nem a instalação elétrica apropriada. A escola tinha dois banheiros para ambos os sexos em condições terríveis.

Situação atual:

• A escola foi reabilitada graças à construção de 2 novas salas de aula, uma sala para o nível inicial, 2 banheiros sexuados, cerca de perímetro da propriedade e melhoria da instalação elétrica.
  • Os serviços de um engenheiro agrônomo foram contratados para ensinar aos alunos e professores como cuidar, manter e aproveitar a horta orgânica.
  • Graças aos funcionários da Prosegur, um playground foi construído como um espaço de lazer para os alunos.
  • Desde 2016, os alunos recebem kits escolares, com porta-lápis, lápis de cor e mochilas, além de materiais didáticos como livros de leitura e equipamentos audiovisuais para melhorar a qualidade da educação.
  • Em 2018 a escola recebeu a visita de uma professora voluntária da Fundación Empieza por Educar (ExE), para trabalhar durante um mês com os professores e alunos da instituição.
  • No total, 26 estudantes do segundo ciclo iniciaram o Museu de Arte do Prado.

Incorporada ao projeto em 2017, educa 39 alunos

Características da infraestrutura encontrada: A escola precisa de uma reconstrução de um pavilhão com 2 salas de aula e cozinha-sala de jantar: consertar os tetos, pisos e paredes, bem como confinar as instalações para maior segurança e melhorar a instalação elétrica que estava em péssimas condições.

Situação atual:

• O pavilhão de 2 salas de aula e refeitório da cozinha foi reconstruído; cercamento perimetral da propriedade e melhoria da instalação elétrica.
  • Graças aos voluntários, outras 2 salas de aula da instituição foram pintadas.
  • Os alunos da escola fizeram o Curso de Iniciação Artística do Museu do Prado.