Voluntariado Prosegur

O valor do amarelo é demonstrado através do espírito solidário dos funcionários: bons profissionais que também se comprometem com seu meio.

Um voluntário Prosegur é aquele funcionário que fora de sua jornada de trabalho decide investir, de forma responsável, parte de seu tempo livre em alguma das iniciativas desenvolvidas pela Fundação Prosegur − na área da educação, da integração de pessoas com deficiência, assim como na área de prevenção de acidentes e de segurança – com o interesse de satisfazer sua vocação solidária e contribuir, dessa forma, com os objetivos de desenvolvimento e de sensibilização.

Voluntariado nas Escuelas Piecitos

Por isso essa iniciativa se dirige a mais de 150 mil funcionários da companhia, que podem apresentar escolas candidatas, colaborar nas coletas efetuadas em alguns países para cobrir a aquisição de alimentos ou livros, propor iniciativas que enriqueçam o projeto e participar em trabalhos específicos de voluntariado em nossas escolas como pintar paredes, plantar e cuidar das hortas, construção de estufa etc.

VOLUNTARIADO PARA A INCLUSÃO

Através da Fundação Deporte y Desafío são organizadas atividades em diversas cidades da Espanha para dar oportunidade aos funcionários da Prosegur, junto a seus familiares, de participarem como voluntários em jornadas de esporte adaptado orientado para crianças e adultos com deficiência física, intelectual e sensorial.

A Prosegur busca com isso sensibilizar e promover valores como o respeito à diversidade e à tolerância. Além disso, também apoia o trabalho de uma instituição cujo objetivo é a integração social das pessoas com deficiência física, intelectual ou sensorial, através do esporte.

Em colaboração com a Cruz Vermelha espanhola, colocamos em prática um programa orientado para a prevenção de acidentes e iniciação aos primeiros socorros ministrado fora do horário de trabalho por parte de pessoas do operacional da Prosegur − e voluntários da Cruz Vermelha − em centros educativos em Madri.

Essa iniciativa transforma, por algumas horas, os vigilantes voluntários da companhia em “professores” da matéria que mais dominam: a segurança. Seus alunos: estudantes do 6º ano do ensino primário, 4º ano do ensino secundário, professores e pais de família, recebem formação em prevenção de acidentes e iniciação aos primeiros socorros.

Dessa forma a Prosegur atende a uma demanda interna, o desenvolvimento de ações de voluntariado na Espanha, dando oportunidade àqueles trabalhadores que têm vocação de participarem ao mesmo tempo em que dignificam sua profissão de vigilante.

Esta iniciativa de voluntariado corporativo foi desenvolvida no período 2006-2011, com o objetivo de funcionários da Europa viajarem para a América Latina para conhecer e participar dos diferentes projetos de ação social da Fundação.
Os voluntários - da Espanha, França e Portugal - passaram uma semana de férias vivendo essa experiência de solidariedade, juntando-se às equipes locais para trabalhar no campo. Entre as atividades realizadas, destacou-se a colaboração com a ONG TECHO na construção de habitações de emergência, que serve de primeira solução habitacional para famílias sem recursos.
Ao longo de suas seis edições, um total de 240 funcionários europeus tiveram a oportunidade de viajar para a Argentina, Brasil, Chile e Peru e contribuir com seu trabalho para melhorar as condições de vida dos grupos menos favorecidos.
Continuando com essa experiência, na Argentina são organizadas viagens anuais de solidariedade às escolas Piecitos Colorados, entre os funcionários que colaboram com a coleta nutricional dos centros. Assim, os funcionários selecionados viajam para diferentes delegações com escolas sob sua responsabilidade, para colaborar com outros colegas na melhoria da qualidade de vida dos menores.